Edu o quê? Educomunicação

Educomunicação. Sim, a palavra é um neologismo usado para designar um novo campo do saber (nem tão novo assim), que interrelaciona conceitos da educação e da comunicação. E para que serve? Há tempos que ouvimos dizer que a escola está em crise. Alunos desinteressados, professores estressados e pais perdidos. O mundo mudou e a educação […]

Educação e a lógica empresarial

O setor educacional privado, sobretudo o superior, tem passado por profundas transformações já há alguns anos. Profissionais do mercado financeiro estão de olhos bem abertos no setor de educação, tanto que o número de aquisições e fusões teve um salto gigantesco na última década. A aposta desse movimento todo é que é preciso focar na […]

O novo ensino médio

Com a aprovação, ontem, 08/02, pelo Senado Federal – restando apenas a sanção presidencial –   da reforma do ensino médio, o conteúdo desta etapa da escolaridade será dividido em 60% em disciplinas a serem definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e 40% para áreas optativas do aluno, de acordo com sua área de interesse. […]

Facebook para empresas: a comunicação interna agradece

Que as redes sociais têm uma penetração irreversível na vida de todos nós, isso ninguém questiona. Algumas inciativas já são sucesso, por exemplo, na área educacional. Educadores, atentos às novas possibilidades de utilização da rede social em projetos pedagógicos, afirmam que, se bem utilizado, o Facebook pode sim entrar no rol de ferramentas de comunicação […]

Tendências 2016: o contéudo em alta

As previsões econômicas são das piores dos últimos anos. Em momentos de crise como o que enfrentamos, os investimentos na área de comunicação devem ser mais enxutos, mas não menos importantes. O que vem por aí?   Cada vez mais o usuário/consumidor será criterioso em suas pesquisas online. Ele está a procura de uma relação […]

Comunicação empresarial: em tempos de crise, invista!

Desaceleração da economia, cenário político dos mais avassaladores da nossa história,  desemprego batendo às portas. Como enfrentar esse turbilhão de péssimas notícias?  Os negócios podem estar desaquecidos pelo fato de as vendas estarem aquém das expectativas, e o que frequentemente se faz? Corte de gastos e investimentos, conceitos bastante distintos, todos sabemos.   Nesse cenário, vale se […]

Marketing de conteúdo

A cena é corriqueira. Você está fazendo uma reforma em casa e precisa de uma série de produtos que o seu empreiteiro pediu. O que você faz? Vai correndo para o Google pesquisar, pesquisar e pesquisar. Claro, se você já tiver um fornecedor “offline” conhecido, vai correndo até ele sem perder tempo, ainda mais se […]

O campo fértil digital

A tecnologia revolucionou o mundo e, quando se fala em internet, até o papa afirma que ela é coisa de Deus. Exageros a parte, uma coisa é certa: com o advento da rede, as empresas tiveram que rever uma série de estratégias para a divulgação de seus produtos ou serviços. Nenhuma novidade. As tecnologias estão […]